quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Classicos do design


Ludwig Mies van der Rohe foi um arquiteto alemão, naturalizado norte-americano, considerado um dos principais nomes da arquitetura do século XX, sendo geralmente colocado no mesmo nível de Le Corbusier ou de Frank Lloyd Wright.
Foi professor da Bauhaus e um dos formadores do que ficou conhecido por International style, onde deixou a marca de uma arquitetura que prima pela clareza e aparente simplicidade.
Os edifícios da sua maturidade criativa fazem uso de materiais representativos da era industrial, como o aço e o vidro, definindo espaços austeros mas que transmitem uma determinada concepção de elegância e cosmopolitismo.
Mies van der Rohe procurou sempre uma abordagem racional que pudesse guiar o processo de projeto arquitetônico.
Sua concepção dos espaços arquitetônicos envolvia uma profunda depuração da forma, voltada sempre às necessidades impostas pelo lugar, segundo o preceito do minimalismo. 



sexta-feira, 27 de maio de 2011

Classicos do design


Arne Jacobsen (Copenhague, 11 de fevereiro de 1902 - Copenhague, 24 de março de 1971), foi um arquiteto, decorador, projetista de móveis, têxtil e de cerâmicas dinamarquês .
Começou por trabalhar como pedreiro, acabando por se formar como arquiteto em 1927 na Academia Real de Artes de Copenhagen, onde também foi professor a partir de 1956. De 1927 a 1930 trabalhou com o arquiteto Poul Holsoe e a partir dessa data abriu o seu atelier onde trabalhou até morrer.
Em 1951 criou a cadeira Ant, e em 1955 a Série 7, que se tornariam uma das cadeiras de maior sucesso comercial no mundo. Como arquiteto, os seu projetos mais conhecidos são o St. Catherine's College, em Oxford, e o Hotel Royal SAS de Copnhagem para o qual desenhou a cadeira Egg, em 1957.